quarta-feira, 30 de abril de 2008

SINDGRAF-PE completa 74 anos, Mais a nossa Luta vem de Muito antes de nossa fundação.

Um Pouco da Historia do Sindgráf - Pe.

Os trabalhadores gráficos do Recife estiveram organizados em defesa da categoria durante todo transcorrer do século 20. A sua primeira associação foi fundada pelos tipógrafos, Júlio Hacen e Antônio de Jesus, em 1891 e recebia o nome de “União Typographica”. Sucederam-se a “Conciliação e Abrigo dos Artistas Gráficos de Pernambuco”, em 1901; “União Syndicalista dos Artistas Gráficos de Pernambuco, em 1928; “Associação Mútua dos Linotipistas de Pernambuco, em 1931; até o “Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Recife”, fundado em 1934 e que permanece a frente da categoria nestes 74 anos de luta.

A nossa história começa realmente daí, porém a batalha desenvolvida pelos companheiros da época para a formação de um organismo que tomasse a defesa dos trabalhadores do livro e do jornal, já datava de longos anos, quando existiu a famosa “Aliança dos Trabalhadores Gráficos”, que causou muita dor de cabeça aos reacionários daquela época, pelo seu caráter verdadeiramente proletário e que em defesa dos direitos dos gráficos, chegou até a deflagrar greve geral da classe.

Os operários gráficos, com domínio da leitura e da escrita, sempre utilizaram como instrumento de comunicação entre si a publicação de jornais, nos quais deixaram registradas suas ações e pensamentos, os acontecimentos e fenômenos que se destacaram como importantes para a formação e reprodução da categoria. Com certa regularidade, os trabalhadores gráficos editaram: A Imprensa, em 1894; A União, entre 1894 e 1898; O Graphico, em 1928; O Labor, entre 1931 e 1932; O Gráfico, entre 1951 e 1961; alguns números esparsos de O Gráfico, nas décadas de 70, 80 e 90; O Rolo, em 1993 e, atualmente, o Jornal do SINDGRAF-PE.

O intercâmbio de informações fortalecia o sentimento de união dos tipógrafos e concedia-lhes ‘um papel pioneiro na aglutinação da vanguarda operária através da imprensa classista e do sindicalismo combativo. Ao mesmo tempo em que se organizava a classe operária no Brasil, os tipógrafos consideravam-se os intelectuais práticos, difusores da instrução por meio da palavra escrita, aperfeiçoadores e elevadores de todas as artes, inclusive a de viver’.( A União, 1997)

O Sindicato sempre esteve na luta a favor dos companheiros gráficos. Dentro da história do SINDGRAF-PE tivemos dois parlamentares representando a categoria no governo. Em 1947, o companheiro Valdu Cardoso assumiu cadeira na Assembléia Legislativa, como deputado estadual. Ele foi o primeiro operário a assumir este tipo de cargo na Assembléia. Atualmente, o companheiro Fernando Nascimento, que faz parte da direção do Sindicato, está representando os companheiros na Câmara de Vereadores do Recife.

Como podemos observar, a nossa luta vai além dos 74 anos de história, e o que depender da nossa Direção vamos continuar lutando para melhor atender os companheiros Gráficos do nosso Estado, seja com ações partindo de dentro do próprio sindicato ou através das instituições públicas.

O importante é não desistir e buscar alternativas de novas conquistas junto a nossa categoria, esse é o dilema demonstrado por companheiros valorosos atuante hoje no Sindgraf –Pe. Como os companheiros Aluízio, Mauricio, Jose Martins, Josival, Redilson, Marcelo, Jocsam, Jailson, Marcos Aurélio, Emanuel, Sidcley, Marcos Damasceno, Ricardo Alves e Outros. E a luta continua!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: