terça-feira, 31 de março de 2009

SINDGRAF -PE, CUT E CENTRAIS PROTESTAM CONTRA AS DEMISSÕES

SINDICALISTAS COBRAM ATITUDE DA FIEPE:

Depois de mais de duas horas de protesto na manhã desta segunda-feira (30), representantes estaduais da CUT, CTB, UGT, MST, sindicatos, UNE, UESPE, movimentos sociais e, partidos políticos cobraram da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) o fim das demissões em Pernambuco motivadas pela crise financeira. De acordo com dados da CUT, cerca de dois mil empregados - entre metalúrgicos, químicos e ligados ao ramo de bebida - foram demitidos sob tal alegação. “A justificativa da crise nem sempre procede. As vezes não afetou ainda a empresa e já estão demitindo, com medo. Cobramos da Fiepe o compromisso de que nenhum tipo de negociação sobre demissões seja realizado sem contato com a central sindical", afirmou Sérgio Goiana, presidente da CUT.

De acordo com o presidente estadual da CUT, Sérgio Goiana, o protesto teve por objetivo lutar pela manutenção e ampliação de direitos, pela redução dos juros e da jornada de trabalho sem redução de salários. Para o presidente cutista, são inaceitáveis os argumentos dos empresários que demitem em nome da crise financeira. “Muitas empresas já estão demitindo prevendo uma crise que não sabemos se vai chegar aqui”, contou.Na manifestação desta manhã, o grupo foi recebido pela vice-presidência da federação. Eles entregaram carta-aberta com as solicitações. Depois de atendidos na Fiepe, o grupo seguiu em direção ao Palácio do Governo, onde deixaram o mesmo documento. A intenção é marcar uma audiência pública com o governador Eduardo Campos para tratar do assunto.

Segundo ele, a desculpa não tem sustentação diante da revelação de que a distribuição dos lucros aos acionistas cresceu, apontando que um levantamento realizado com as 20 maiores empresas de capital aberto mostrou que nesses quatro meses de crise houve aumento na distribuição de lucro aos acionistas. Os sindicalistas enfatizam que não aceitam renegociar os reajustes dos servidores federais acordados com o governo e manifestam o apoio aos 4.270 funcionários demitidos da Embraer. Ainda segundo o presidente, a Região Metropolitana do Recife tem 340 mil trabalhadores desempregados.

De um Click no link e veja as imagens:

http://picasaweb.google.com.br/ricardoalves.ricardo/ATONACIONALDEPROTESTOCONTRAACRISEMUNDIALEASDEMISSOES#

Nenhum comentário: