quarta-feira, 18 de novembro de 2009

INFORMES DA CAMPANHA SALARIAL 2009/2010


INFORMES DA CAMPANHA SALARIAL 2009/2010
Aos Trabalhadores Gráficos de Pernambuco

A Indústria Gráfica entre 2006 e 2008 teve crescimento de receita 9.6 % e a taxa de renovação de máquinas no setor foi de 14% no ano passado. Isto significa que a comissão de negociação por parte dos patrõezinhos não conhece a realidade do setor ou quer inverter os papéis na mesa de negociação, passando eles a reivindicar para aumentar cada vez mais os seus lucros. Exploração esta que os senhores de engenho no século passado não teria coragem de aplicar.

Todo o ano é mesma coisa e sem nenhuma justificativa meia dúzia de patrões travestidos de empresários acham que negociação é retirar direito de trabalhadores ou escravizá-los com a dita flexibilização. Porque outros setores como metalúrgicos, construção civil, bancários, comerciários entre outras categorias com data base no mesmo período já fecharam os seus respectivos acordo, e por que os patrõezinhos gráficos não?

Quero aqui ressaltar que não são todas, mas algumas empresas em comum acordo com o Sindgraf estão fechando acordo no patamar de 7%.

No processo produtivo você é o mais importante.
Quando é que você trabalhador será reconhecido?
Sua participação nas assembléias, porta de gráficas é muito importante. Participe!

2 comentários:

Unknown disse...

Cro. Ricardo, de um modo geral os patrões brasileiros são todos iguais, seja no Sul, Sudeste, Nordeste, enfim. Aqui no Ceará eles dizem que pagam tudo para o operário. É como se o operário não tivesse importância nenhuma. E ele, empresário, fosse a parte mais importante da cadeia produtiva. Numa total inversão de valores. O contrário é que é o certo. Mas falta o trabalhador compreender isso. Abrç. Rogério Andrade do STIG Ceará.

silvestre disse...

POW ESSES PATROÊS SAO UNS SACANAS DAR UM AUMENTO DESSE QUE E UMA ESMOLA........