quarta-feira, 30 de abril de 2008

SINDGRAF-PE completa 74 anos, Mais a nossa Luta vem de Muito antes de nossa fundação.

Um Pouco da Historia do Sindgráf - Pe.

Os trabalhadores gráficos do Recife estiveram organizados em defesa da categoria durante todo transcorrer do século 20. A sua primeira associação foi fundada pelos tipógrafos, Júlio Hacen e Antônio de Jesus, em 1891 e recebia o nome de “União Typographica”. Sucederam-se a “Conciliação e Abrigo dos Artistas Gráficos de Pernambuco”, em 1901; “União Syndicalista dos Artistas Gráficos de Pernambuco, em 1928; “Associação Mútua dos Linotipistas de Pernambuco, em 1931; até o “Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Recife”, fundado em 1934 e que permanece a frente da categoria nestes 74 anos de luta.

A nossa história começa realmente daí, porém a batalha desenvolvida pelos companheiros da época para a formação de um organismo que tomasse a defesa dos trabalhadores do livro e do jornal, já datava de longos anos, quando existiu a famosa “Aliança dos Trabalhadores Gráficos”, que causou muita dor de cabeça aos reacionários daquela época, pelo seu caráter verdadeiramente proletário e que em defesa dos direitos dos gráficos, chegou até a deflagrar greve geral da classe.

Os operários gráficos, com domínio da leitura e da escrita, sempre utilizaram como instrumento de comunicação entre si a publicação de jornais, nos quais deixaram registradas suas ações e pensamentos, os acontecimentos e fenômenos que se destacaram como importantes para a formação e reprodução da categoria. Com certa regularidade, os trabalhadores gráficos editaram: A Imprensa, em 1894; A União, entre 1894 e 1898; O Graphico, em 1928; O Labor, entre 1931 e 1932; O Gráfico, entre 1951 e 1961; alguns números esparsos de O Gráfico, nas décadas de 70, 80 e 90; O Rolo, em 1993 e, atualmente, o Jornal do SINDGRAF-PE.

O intercâmbio de informações fortalecia o sentimento de união dos tipógrafos e concedia-lhes ‘um papel pioneiro na aglutinação da vanguarda operária através da imprensa classista e do sindicalismo combativo. Ao mesmo tempo em que se organizava a classe operária no Brasil, os tipógrafos consideravam-se os intelectuais práticos, difusores da instrução por meio da palavra escrita, aperfeiçoadores e elevadores de todas as artes, inclusive a de viver’.( A União, 1997)

O Sindicato sempre esteve na luta a favor dos companheiros gráficos. Dentro da história do SINDGRAF-PE tivemos dois parlamentares representando a categoria no governo. Em 1947, o companheiro Valdu Cardoso assumiu cadeira na Assembléia Legislativa, como deputado estadual. Ele foi o primeiro operário a assumir este tipo de cargo na Assembléia. Atualmente, o companheiro Fernando Nascimento, que faz parte da direção do Sindicato, está representando os companheiros na Câmara de Vereadores do Recife.

Como podemos observar, a nossa luta vai além dos 74 anos de história, e o que depender da nossa Direção vamos continuar lutando para melhor atender os companheiros Gráficos do nosso Estado, seja com ações partindo de dentro do próprio sindicato ou através das instituições públicas.

O importante é não desistir e buscar alternativas de novas conquistas junto a nossa categoria, esse é o dilema demonstrado por companheiros valorosos atuante hoje no Sindgraf –Pe. Como os companheiros Aluízio, Mauricio, Jose Martins, Josival, Redilson, Marcelo, Jocsam, Jailson, Marcos Aurélio, Emanuel, Sidcley, Marcos Damasceno, Ricardo Alves e Outros. E a luta continua!!!!!!!!!!!!!!!!

UM 1º DE MAIO DE REFLEXÃO E DE MUITAS LUTAS

Neste 1º de Maio, relembramos os mártires de Chicago, que lutaram e morreram pela jornada de 08 horas dentre os quais se encontravam trabalhadores gráficos Michael Schwab, alemão, Tipógrafo e Encadernador, George Engel, alemão, Tipógrafo e Jornalista.

Não podemos e não devemos perder de vista a ação destes companheiros que sacrificaram suas próprias vidas em prol de uma causa almejando romper o poderio econômico da época para conseguir estabelecer direitos e jornada de oito horas para a classe trabalhadora.

Os anos se passaram e as atitudes de enfrentamentos dos nossos companheiros continuaram como foi a dos gráficos de 1923 que também reivindicavam melhorias de salários e principalmente o reconhecimento da nossa representação junto aos empregadores por meio da UTG – União dos Trabalhadores Gráficos, quando foi necessário para conquistar estes direitos realizar uma greve histórica de 42 dias.

Durante este período até os dias de hoje a presença do poderio econômico, se mantém com a globalização da economia e uma política neo-liberal de flexibilização de novos direitos em contra os trabalhadores, e atualmente vivemos momentos de incertezas, quando deparamos com uma proposta que tramita no Congresso Nacional denominada de Emenda 3 que pretende legalizar uma situação de fato, ou seja, o contrato individual sem quaisquer garantias trabalhistas por meio dos chamados “PJ”, calcada unicamente nos interesses dos que defendem a todo custo a flexibilização e a retirada dos direitos dos trabalhadores com a possibilidade de se estabelecer na prática o contrato direto do trabalhador com a empresa, sem carteira assinada.

Enfrentamos a Reforma da Previdência que diminuíram e retiraram nossos direitos com a implantação do Fator Previdenciário a Aposentadoria Especial dos Gráficos e de várias outras categorias e entre várias outras situações que estão prejudicando os trabalhadores.

A campanha do governo juntamente com os aliados para derrubar o fator previdenciário aprovado recentemente pelo Congresso vai nos colocar uma luta incansável para sua manutenção.

Estamos diante de toda fragilidade na questão da saúde do trabalhador com as dificuldades que enfrentamos como para a caracterização dos acidentes do trabalho, principalmente na questão da identificação do nexo causal pelos peritos do INSS em relação a LER/DORT – (Lesão por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho), em muitas outras dificuldades enfrentadas pelo trabalhador, sem falar do caos na Saúde com os Hospitais Públicos.

Há que se considerar a luta contra a precarização das condições de trabalho por meio das malfadadas terceirizações efetuadas ao arrepio da legislação e o desrespeito ao Enunciado 331 nas atividades fins.

Temos que ter em mente que a folha de pagamento passou a ser a fonte de salvação das empresas com o desrespeito a Lei em relação ao trabalhador sem carteira assinada, a rotatividade de mão-de-obra “turn low” com a recontratação dos empregados com salários inferiores aos demitidos dos pagamentos de valores e de adicionais efetuados por fora em constante exploração da mão-de-obra entre outros mecanismos que são utilizados pelas empresas na redução de seus custos.

O desrespeito e a exploração do Trabalho Infantil em muitos casos efetuados por poderoso empresários e latifundiários.
A luta em contra o malfadado Banco de Horas que altera frontalmente o Contrato Individual do Trabalho e obriga o trabalhador a abrir mão de receber os adicionais de Jornadas Extraordinárias tem que estar na ordem do dia de nossas Ações Sindicais.

Somos pela manutenção das garantias Constitucionais das Convenções Coletivas de Trabalho e que o Acordo Coletivo de Trabalho só poderá ser efetuado acima das Convenções Coletivas de Trabalho.
Portanto, não aceitamos o entendimento daqueles que se manifestam em nome da modernidade nas Relações do Trabalho onde o Negociado pode suplantar o Legislado.
Enfim em um breve resumo apresentamos entre muitos alguns problemas que devemos enfrentar, por isso a par das festividades o 1º de Maio e temos como prioridade neste momento a luta pela Redução da Jornada de Trabalho das 44 para 40 horas vai exigir de nós um trabalho incansável no enfrentamento junto ao Congresso Nacional.

Diante destas incertezas e condições adversas para os trabalhadores é que neste 1º de Maio os gráficos estarão no mesmo palanque daqueles que defendem as melhores condições para a classe trabalhadora.

Esta é a nossa mensagem de esperança e de luta.
Salve todos os Trabalhadores neste 1º de Maio.
CONATIG - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Dia Internacional do Trabalhador:



A CUT-PE estará promovendo nos dias 30 de Abril e 1º de Maio, atividades referentes ao Dia Internacional do Trabalhador.

No dia 30 de Maio (quarta-feira), realizaremos uma grande passeata para marcar a passagem da data, com concentração a partir das 15h, na Praça Osvaldo Cruz, saindo pela Avenida Conde da Boa Vista, até o Pátio do Carmo.

No dia 25 de abril, realizaremos uma Plenária Sindical, às 10h, no auditório do SINDSEP para mobilizar e preparar a passeata.

No dia 1º de Maio, a CUT somará esforços na organização de atividades de âmbito regional, em Feira Nova (agreste) e São José do Egito (sertão), junto com sindicatos e organizações da região.

28 DE ABRIL - DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE DOENÇAS E ACIDENTES DE TRABALHO

Origem - A data é lembrada, desde 1995, em várias partes do mundo e tem origem a partir da explosão de uma mina no estado da Virgínia, Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, onde morreram 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu este dia para dar visibilidade às questões relacionadas à segurança e saúde nos locais de trabalho.

Cenário - Em Pernambuco, o INSS, no triênio 2004-2006 registrou mais de 30 mil acidentes do trabalho, envolvendo 264 mortes, quase 1.000 casos de incapacidade permanente e 1.700 doenças relacionadas ao trabalho. Apesar de assustadores, esses dados não refletem a realidade, pois levam em conta apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja: não são contabilizadas as ocorrências envolvendo trabalhadores rurais, servidores públicos, empregados domésticos e os trabalhadores informais, que correspondem a mais de 50% da população economicamente ativa (PEA). A Coordenação Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador

Unidade Sentinelas – Dentro da política estadual de saúde do Trabalhador será estruturada uma rede de 30 Unidades Sentinelas equipadas para alimentar o sistema de informação. Essas unidades serão instaladas em hospitais de média e alta complexidade espalhados ao longo do Estado. Em cada hospital, será equipada uma sala com 1 computador, mesa de reunião, mesa de recepção, armários, arquivo, ar condicionado, negatoscópio, maca e todos equipamentos necessários para atendimento médico (estetoscópio, tensiômetro...).

Cada Unidade Sentinela contará com equipe composta por dois técnicos de enfermagem, dois assistentes sociais, dois médicos, dois enfermeiros, dois digitadores e os recepcionistas. Essas pessoas receberão um treinamento em Saúde do Trabalhador para que possam identificar os problemas de saúde dos trabalhadores e registrar o fato no sistema através de fichas de notificação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

24 de Abril (5ª feira) – Auditório do SINDSPREV/PE
(Rua Marques do Amorim, 174 – Ilha do Leite)

8h30 Abertura
9h - Desenvolvimento econômico em Pernambuco x Rebatimentos na
Segurança e Saúde dos Trabalhadores –
Dr. Marco Perez - Coordenador Nacional da Saúde do Trabalhador/MS
Gildázio Moura – Coordenador Estadual de Saúde do Trabalhador
11h - Sessão de debates
14h - Direito Previdenciário e Aposentadoria Especial
Domingos Lino - Ministério da Previdência Social
Márcio Rocha - COMPREVI.
16h - Sessão de debates
17h30 - Encerramento das atividades

25 de Abril (6ª feira) – Auditório do SINDSPREV/PE
(Rua Marques do Amorim, 174 – Ilha do Leite)

1º SEMINARIO: SAÚDE, TRABALHO E VIDA DIGNIFICAM O SERVIDOR
1ª SEMANA DE CELEBRAÇÃO MUNDIAL EM MEMORIA DOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

8:30 h – Abertura
TEMA: O SISOSP e a Reabilitação Profissional do Servidor Público –Um desafio a ser vencido
9h10 – 9h40 – Sistema Integrado de Saúde Ocupacional do Servidor Público Federal – SISOSP
10h20 – Intervalo
TEMA: Política de saúde do trabalhador - Dificuldades e avanços
10h30 – 11h40
12h10 – 13h30 – Almoço
TEMA: Os Transtornos mentais e comportamentais como
conseqüência do Assédio Moral e os Avanços na Legislação.
14h00 – 14h40 – Assédio Moral
Legislação estadual contra o Assédio Moral no serviço Público
15h40 – Intervalo
TEMA: Projeto Vida Viva – Redesenhando a Vida
17h – Encerramento

28 de Abril (2ª feira) – Audiências e Atos Públicos

8 h – Divulgação do Perfil dos Acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de Pernambuco
Dr. Jorge Gomes – Secretário de Saúde
Sr. Gildázio Moura - Coordenador Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador

9h - Audiência Pública na Câmara dos Vereadores do Recife:
Apresentação de dados epidemiológicos dos acidentes de trabalho
Expositores: CEST- Recife / CUT-PE / CIST- Recife.

11h30 - Passeata com panfletagem pelas ruas centrais do Recife

14h - Audiência Pública na Assembléia Legislativa:
Perfil dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em Pernambuco (com base em levantamento de dados realizado no Hospital da Restauração) e dados estatísticos de atendimento dos CERESTs do estado.
Expositor: Gildázio Moura - Coordenador Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador - CIST- Estadual

17h - Ato público com velas acesas lembrando as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Folha de Pernambuco 10 Anos de descaso:

A folha de Pernambuco completou 10 anos, e em caderno especial de seu jornal seus representantes contaram muitas vantagens, enfeitaram bem, só que a realidade é outra.

Alem dos salários que constantemente vem atrasando, ainda segundo fontes seguras a Folha de Pernambuco não tem feito os depósitos de FGTS em dias a um bom tempo, como também intransigentemente filiou vários trabalhadores a uma federação vinculada aos patrões sem autorização dos mesmos.

Outro assunto pendente que ate hoje a empresa não explicou, é se já foi sanado o pagamento de sua divida junto ao INSS, assunto este que a empresa poderia explicar em seu caderninho especial de aniversario,

Sem comentar que em seu Jornal a Folha em momento algum faz referência e reconhece o empenho e dedicação de seus trabalhadores, mais esse reconhecimento fica pra depois primeiro queremos que a empresa reconheça os direitos dos trabalhadores pagando tudo em dias.

Sistema de Impressão a Laser é Prejudicial à Saúde.

O que mais prejudica à saúde um cigarro ou uma impressora a laser?
De acordo com estudo realizado pela Queensland University, da Austrália, ambos fazem igualmente mal. A pesquisa concluiu que as partículas microscópicas que saem do toner guardam substâncias cancerígenas e algumas se alojam no pulmão, podendo causar problemas respiratórios semelhantes aos do habito de fumar. Dos 40 modelos testados, 13 apresentam níveis inaceitáveis de emissão de partículas que chegam a ser cinco vezes maiores do que as emitidas por automóveis.

Fonte revista Info da editora Abril
.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

CAMPEONATO DOS GRÁFICOS 2008:

Equipes Campeã Poligraf e a Vice Campeã Centauros Formularios do Campeonato dos Gráficos 2007:

Esta aberta às inscrições para o campeonato dos Gráficos 2008, queremos contar com a participação de todos os companheiro que participaram das ultimas edições do nosso campeonato e também com aqueles que por um motivo ou outro não participaram, esse ano queremos a contribuição de todos para construção das regras e modelo do nosso grandioso evento esportivo, traga sua opinião para que possamos corrigir os erros anteriores e deixar o nosso ambiente de lazer propicio a integração de todos.

Desde Já aguardamos a participação de sua Equipe, vamos passar pelas empresa entregando a ficha para inscrição que poderá ser feita em nossa sede, pelo Fax 3221 – 3099, por e-mail sindgraf-pe@hotmail.com, ou ligar para o Sindgraf Fone: 3222 – 5390 procurar a Direção para ir até a empresa recolher a ficha de inscrição.

Fotos da Direção do Sindgraf em Petrlina:






Para você ver mais fotos é só da um clik no link abaixo:
http://picasaweb.google.com.br/ricardoalves.ricardo

Petrolina; Mais uma cidade visitada pela Direção do Sindgraf - Pe

Atendendo uma antiga solicitação dos Trabalhadores de Petrolina e Dando continuidade à campanha de filiação em todo estado, a Direção do Sindgraf representada pelos companheiros, Jose Martins, Nilson Ferreira, Aluízio Pereira, Redilson Leandro e Ricardo Alves.

Foram visitadas pelos companheiros diversas empresas do nosso setor como: Gráfica Franciscana, Gráfica Bandeirante, Gráfica Matias, Valeprint Formulários Contínuos, Jornal a Gazzeta de Petrolina e outras de menor Porte.

Dentro do relatório apresentado pelos companheiros aos demais Diretores de nossa entidades um destaque muito grande a receptividade feita pelos Trabalhadores em todas as empresas visitadas existe uma grande expectativas e confiança por parte deles junto ao Sindicato.

Tudo isso por conta de diversos problemas ali existente, tanto é que 90% dos Trabalhadores visitados se associaram ao Sindgraf, essa adesão por parte dos Companheiros nos dá uma injeção de animo aumentando cada vez mais a nossa responsabilidade com todos os trabalhadores do nosso estado.

Todos trabalhadores gráficos de Petrolina estão de parabéns por ter bastante discernimento, atenção e preocupação com seus Direitos, e o que depender da Direção do Sindgraf vamos fazer de tudo para da total assistência aos nossos companheiros.

Também formos bem recebidos pelos empresários local, havendo um dialogo bem cordial, explicamos que essas visitas seriam a titulo de orientação e solicitamos a contribuição de todos no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, formos bem claros em nossas colocações exigirmos o mais simples possível, queremos que os mesmos cumpram a nossa convenção coletiva, respeitando o pagamento de Horas Extras no Contra Cheque, adicional noturno, qüinqüênio e o direito a insalubridade conforme a sumula 17 do TST.

Fato que bastante chamou nossa atenção e serve de lição para muitos patrões foi a sinceridade e coerência de alguns Empresários local sobre a Insalubridade, em reconhecer que o nosso setor é realmente Insalubre, e que até os mesmo sofrem com os males causados pelo setor, mas por ter sido mau orientados não sabem como agir, mas contudo querem nossa ajuda para não serem injusto com seus funcionários.

Em todas as empresas visitadas os patrões deram suas palavras de que não tem intenção de descumprir a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, portanto cabe a nós do Sindgraf conferir se os mesmo estão honrando com a palavra o que foi dito aos nossos diretores, solicitaremos que os trabalhadores denunciem qualquer descumprimento.

Não vamos abrir mão por hipótese nenhuma de entrar com ações na justiça do trabalho representando os trabalhadores por qualquer direito que os patrões de Petrolina ou de qualquer cidade em Pernambuco venham retirar

No retorno ao Recife tivermos o prazer de rever alguns companheiros da base de Serra Talhada, foi uma passagem bem rápida mais muito proveitosa por ter renovado nosso vinculo associativo com aqueles companheiros, estamos elaborando alguns planos para os companheiros de Serra estamos ciente da necessidade de alguns ajustes nas Gráficas, Universal e Esdras Gráfica, em breve os companheiros terão novidades.